Convidados

Convidados que já confirmaram presença. Em breve mais atualizações.



Professores 

Marta Nörnberg
Doutorado em Educação (2008) e mestrado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É membro do núcleo de pesquisa Cuidado e Gestão da Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no grupo de pesquisa Crianças, Infância e Culturas (CIC). É professora adjunta II da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Realiza atividades de Pesquisa e Ensino, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial em contexto de estágio, formação continuada de professores, educação infantil, ética do Cuidado, infância e instituições, planejamento e gestão de processos educacionais, prática pedagógica. Currículo Lattes

Jovino Pizzi
Licenciado e Bacharel em Filosofia (1983) e em Comunicação Social - Jornalismo (1992); mestre em Filosofia (PUCRGS, 1992) e doutor em Ética y Democracia pela UJI (Espanha, 2002), onde foi pesquisador visitante por duas vezes (2005-2006 e 2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas, PPG em Filosofia e em Educação (mestrao e doutorado). Sua pesquisa centra-se especialmente na área de Filosofia Contemporânea, com ênfase na área da Ética, ética do discurso e em éticas aplicadas, com publicações na área (no Brasil, Europa e na América Latina). Autor de livros como: Ética do discurso. A racionalidade ético-comunicativa (1994); El mundo de la vida. Husserl y Habermas (Chile, 2005); O conteúdo moral do agir comunicativo (2005); Desafios éticos e políticos da cidadania (2006) - em conjunto com Cecília Pires; O mundo da vida. Husserl e a crítica de Habermas (2006); Ética e éticas aplicadas. A reconfiguração do âmbito moral (2006); Organizador do livro Diálogo Crítico Educativo. Um debate filosófico (2008); Diálogo crítico-educativo II: o sujeito educativo (2009) e Pensamento Crítico III. Utilitarismo e Responsabilidade (2011). A segunda edição do livro Ética e responsabilidade social saiu em 2009. Traduziu diversos artigos e os livros: Ética empresarial. Do diálogo à confiança (2008); Ética Intercultural (Re) Leituras do pensamento latino-americano (2010).
Currículo Lattes


Rosária Ilgenfritz Sperotto
Graduada em Psicologia Psicólogo e em Psicologia Licenciatura pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel. Especialista em Psicologia Clínica e Psicopedagogia pelo Conselho Federal de Psicologia e Psicopedagogia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2002). É Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação, na UFPel. Professor. Desenvolve atividades de docência na graduação [presencial e a distância] e no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPel, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UFPEL, e no Programa de Especialização em Mídias na Educação UAB/UFPel. Tem experiências nas áreas da Psicologia e da Educação [presencial e a distância], discute temas como formação de professores, subjetividades contemporâneas, aprendizagens intermediadas por tecnologias, Educação a Distância e Educação e Comunicação. Líder do grupo de pesquisa: Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação/CNPq. Vice-chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFPel. Integra a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPel. Membro do Colegiado do Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Currículo Lattes


Conceição Paludo
Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional, mestrado em Educação (1988) e doutorado em Educação (2000), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente e pesquisadora da UFPel, na Faculdade de Educação - Departamento de Fundamentos da Educação e da Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educaçã. Coordena o Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular MovSE, registrado no CNPq no ano de 2008. Atualmente coordena o Observatório da Educação - Projeto Realidade das escolas do campo na região Sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase da alfabetização, letramento e formação de professores, envolvendo UFPel - RS/ UFSC SC/ UTP - PR, na modalidade Núcleos em Rede, com apoio da CAPES e do INEP. Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação. Currículo Lattes

Jarbas Santos Vieira
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona, España (2003). Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Curricular e Trabalho Docente. Foi  Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Educação. Atual Diretor do Departamento de Pós-Praduação da UFPel. Currículo Lattes.

Madalena Klein
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do GIPES - Grupo Interinstitucional de Educaçáo de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, educação e trabalho, formação profissional, diferença e currículo. Currículo Lattes.
Lúcia Maria Vaz Peres
Formação inicial Pedagoga pela Universidade Católica de Pelotas (1982); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-doutorado no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho/Braga/ Portugal, na área da Educação e Imaginário. Professora na categoria Associado nível II - Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Pelotas. Desenvolve atividades de docência e pesquisa na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Na graduação do Curso de Pedagogia trabalha na área da Psicologia e Tópicos Específicos. Na Pós, nível Mestrado e Doutorado, orienta e pesquisa na temática do Imaginário, processos relativos a (auto)formação e Representações. Neste programa participa da Linha de Pesquisa Cultura Escrita: linguagens e aprendizagem, tendo como foco a autobiografia, a pesquisa-formação e processos humanos (auto)formadores. É lider do grupo de pesquisa: Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), sediado no CNPq e vice-lider do GEPEIS ( Imaginário Social e Educação). Também participa como pesquisadora do grupo Photographein; integra a comissão permanente de formação continuada de professores da rede pública do Municipio de Pelotas, através do Projeto sobre o Poder Escolar. É representante da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOgraph, na Região Sul. Atualmente, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Currículo Lattes.

Magda Floriana Damiani
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1979), obteve os graus de Mestre em Psicologia Educacional (1983) e Doutora em Educação (1998), ambos no Institute of Education da Universidade de Londres/Inglaterra. Em 2008, realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Siegen/Alemanha.Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Pelotas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), na Linha de pesquisas "Cultura escrita, linguagens e aprendizagem" e no Curso de Pedagogia. É líder do grupo de pesquisas "Educação e psicologia histórico-cultural" e realiza investigações relativas às seguintes temáticas: ensino-aprendizagem, fracasso/sucesso escolar, cultura escolar, trabalho colaborativo em educação e linguagem e cognição. Currículo Lattes.

Giana Lange do Amaral
Possui graduação em Estudos Sociais/História pela Universidade Federal de Pelotas (1986), especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Universidade Católica de Pelotas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Em Pelotas, foi professora da rede privada de ensino UNI Colégio e Colégio São José e da rede pública municipal e estadual de ensino Colégio Municipal Pelotense e Escola Estadual Augusto Simões Lopes (1986 a 2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, bolsista produtividade CNPQ, trabalhando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Filosofia e História da Educação, com orientação no Mestrado e no Doutorado. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e do NUPRAC/CEVAL (Núcleo de Praticas Complementares ao Ensino Regular no Loteamento CEVAL, Pelotas). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educacionais, cultura escolar e urbana, educação no Rio Grande do Sul e Pelotas, metodologia de Estudos Sociais nos anos iniciais. Currículo Lattes.